topo
Como mobilizar a vizinhança

ad_simplesNo combate à dengue, chikungunya e zika, não adianta só você fazer a sua parte. Se o seu vizinho não elimina os focos do mosquito, você e sua família também estarão correndo o risco de contrair a doença. Por isso, é importante que todos participem da mobilização de combate ao mosquito.

Quer saber como fazer isso? Veja algumas ideias que podem te ajudar a sensibilizar o seu vizinho:

– Crie um jornal. Distribuir materiais de divulgação ressalta que as doenças ainda precisam ser discutidas e mantém os moradores alerta quanto às novidades sobre a infestação. Disponibilize neste material as últimas notícias sobre dengue, chikungunya e zika. Indique os contatos da Secretaria de Saúde do seu município, responsável pelo controle direto do mosquito. Liste as dicas de como se prevenir. Qualquer material é válido: folheto, revista, jornal, adesivo. Seja criativo.

– Faça reuniões com os moradores. Convoque os residentes da sua vizinhança para discutir a infestação das doenças na sua área. Debata com eles sobre qual tem sido o papel de cada um no combate à dengue, chikungunya e zika e o que ainda é necessário ser feito. Procure conscientizar a todos de que o controle só é efetivo se a participação for coletiva.

– Esclareça os funcionários do seu prédio. São os porteiros que, normalmente, recebem os agentes de saúde e, principalmente, que devem estar cientes de possíveis locais onde possa haver foco do mosquito. Peça ao seu síndico que faça uma reunião com todos os funcionários do prédio para esclarecê-los sobre os modos de combate ao mosquito, sobre todos os possíveis criadouros, sobre a importância da visita do agente de saúde e sobre a participação dos funcionários na própria conscientização dos moradores.

– Estabeleça um Dia de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika na sua vizinhança. Quando presente em reuniões com seus vizinhos, sugira que seja estabelecido para cada mês um dia específico. Deixe bem claro que a luta contra o mosquito deve ser diária e que o dia especial servirá apenas para conscientizar mais pessoas da responsabilidade de combater o mosquito.

– Motive as crianças à participação. Quando houver a oportunidade de realizar uma comemoração com os seus vizinhos (Festa de Natal, Festa Junina etc.), promova brincadeiras com as crianças cujo tema envolva o combate ao mosquito. Essa é uma forma delas voltarem para casa com o conhecimento sobre o tema.

MOBILIZAÇÃO

Em água limpa e parada, o mosquito da dengue se desenvolve entre 7 e 10 dias. Rápido, né? Mas isso também significa que esse tempo cabe dentro da sua semana. Então, que tal reservar o sábado para combater esse mosquito que, além de dengue, agora transmite chikungunya e zika? Elimine os focos do mosquito da sua casa. Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer!

sabado-na-faixatelhadolixeiragarrafascaixasdagua

rodape